Serra da Bodoquena: 7 Curiosidades Sobre a Região
Posted on Dezembro 16, 2022
Quem já viajou para as cidades de Bonito e Miranda, no Mato Grosso do Sul, certamente já ouviu falar sobre a famosa Serra da Bodoquena, que fica entre os dois municípios. Isso porque se trata de uma região serrana cujo nome, Bodoquena, significa “nascente em cima da terra” e que é cercada de curiosidades que despertam a atenção dos turistas.
Veja também:5 Dicas para Aproveitar as Férias com Crianças em Bonito MS
Como chegar na Serra da Bodoquena?
A Serra da Bodoquena fica no Mato Grosso do Sul, entre Bonito e o Pantanal. A distância entre Bodoquena, a principal cidade da serra, e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, é de 265 km. Já entre Bodoquena e a cidade pantaneira de Miranda é 57 km.
Em relação a cidade de Bonito, a distância é de 74 km. Os aeroportos mais próximos ficam em Bonito (70 km), em Campo Grande (265 km) e Corumbá (273,9 km). Saindo de Campo Grande de carro, a distância até Bodoquena pela BR 262 é de 3h20m de viagem, aproximadamente. De ônibus, saindo da rodoviária de Campo Grande, cerca de 5 horas.
Qual o bioma da Serra da Bodoquena?
A Serra da Bodoquena é conhecida por ter a maior extensão de floresta da Mata Atlântica natural do Mato Grosso do Sul e ser considerada uma divisora entre biomas. Por esse motivo, é uma região rica em biodiversidade de fauna e flora.
Em relação ao clima, a região da Serra da Bodoquena possui dois períodos bem características: verão úmido e inverno seco. Ou seja, possui clima semelhante às savanas tropicais, temperatura anual média de 24ºC, inverno com temperaturas entre 15 e 20ºC e chuvas intensas entre os meses de outubro e abril.
Como é a região da Serra da Bodoquena?
A cidade de Bodoquena é uma típica cidade do interior do Mato Grosso do Sul, com pouco mais de 8 mil habitantes, que foi elevada à categoria de município no ano de 1980. Graças às suas belezas naturais e localização privilegiada, entre Bonito MS e Miranda, essa última portal de acesso para o pantanal, faz parte do roteiro turístico de muitos viajantes.
O que tem para fazer na Serra da Bodoquena?
Em Bodoquena é possível realizar diferentes tipos de atividades e visitar alguns atrativos imperdíveis para quem curte natureza e ecoturismo.
Rio Salobra
O Rio Salobra é um dos principais atrativos de Bodoquena. Afinal, suas águas tranquilas e cristalinas formam um cenário deslumbrante e são praticamente irresistíveis para quem curte tirolesa, por exemplo, e tomar um refrescante e relaxante banho de rio.
Cachoeira Boca da Onça
A Cachoeira Boca da Onça forma uma queda d’água de cerca de 150 metros de altura em meio a um cânion incrível. A cachoeira fica no Rio Salobra e encanta por sua beleza e magnitude. Por lá é possível relaxar nas piscinas naturais e descer a cachoeira de rapel.
Cachoeira Serra da Bodoquena
Neste passeio os turistas percorrem uma trilha de 2,5 quilômetros margeando o Rio Betione. Durante o trajeto, é possível curtir a natureza local e se refrescar nas diversas cachoeiras e piscinas naturais espalhadas pelo caminho percorrido.
Balneário Estrela do Formoso
O Balneário Estrela do Formoso é uma estrutura completa para lazer, com decks e amplos espaços para banho. O local fica a apenas 16 km do centro de Bonito MS e é banhado por um dos principais rios da região da Serra da Bodoquena, o famoso Rio Formoso.
Qual a melhor época para conhecer a Serra da Bodoquena?
No ecoturismo, o clima do local pode afetar diretamente a experiência dos turistas. Isso significa que escolher a melhor época do ano para conhecer a Serra da Bodoquena, por exemplo, é fundamental para garantir uma boa experiência durante a viagem.
Durante o verão, o clima na serra acaba sendo mais úmido e as chances de chuva são maiores. Apesar disso, é inegável que a paisagem acaba ficando ainda mais bonita e deslumbrante durante a estação mais quente do ano.
Já o inverno traz uma temperatura mais agradável. No entanto, o risco é de que a baixa quantidade de chuva faça com que alguns atrativos, como as cachoeiras, fiquem com pouca água, o que acaba prejudicando a experiência. Em resumo, visitar a região durante o outono ou a primavera, por exemplo, parece ser uma excelente alternativa.
Qual o papel do Parque Nacional da Serra da Bodoquena?
A Serra da Bodoquena é uma região que abriga a maior extensão de floresta de Mata Atlântica natural do Mato Grosso do Sul. Dessa forma, atua como uma divisora entre biomas ricos em biodiversidade.
Com o objetivo de proteger toda essa riqueza e possibilitar aos visitantes um contato mais próximo com a natureza local, de forma organizada e ecologicamente viável, foi criado o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no ano de 2000.
O parque possui mais de 70 mil hectares que protegem todas as nascentes dos principais rios de águas cristalinas da região, como é o caso do Rio Salobra, do Rio Prata, do Rio Formoso, do Rio Perdido e do Rio Sucuri.
Qual a relação entre Serra da Bodoquena, Bonito MS e Pantanal?
A Serra da Bodoquena fica no município de Bodoquena que, por sua vez, fica localizado entre os municípios de Bonito, no Mato Grosso do Sul, principal destino de ecoturismo no país, e Miranda, que dá acesso ao pantanal.
Por essa razão, muitos turistas que vão para Bonito MS acabam visitando alguns atrativos em Bodoquena, que fica a uma distância de 74 km.
Bonito MS, Bodoquena e Pantanal são destinos que não podem faltar no roteiro de viagem das pessoas que curtem ecoturismo e atividades cercadas de muita natureza. Para planejar e organizar a viagem, a melhor saída é consultar uma agência especializada.
- Veja também: Quais as principais cachoeiras de Bonito MS?
Confira os principais atrativos de Bodoquena com a Agência Bonito Demais
Com a Agência Bonito Demais você consegue agendar os principais atrativos de Bonito MS e Bodoquena e incluí-los no seu roteiro de viagens facilmente. Não perca tempo: consulte nossos agentes e planeje uma viagem inesquecível.